Matriz de São Benedito

Padroeiro São Benedito (05/10) (Religioso)
Endereço:
Rua Júlio Martins do Amaral, 19
Bairro: Varginha - Itajubá/MG
CEP: 37501- 106

São Benedito, “O Santo Mouro”
Nascido na Sicília, em 1526, era filho de escravos em uma propriedade próxima de Messina. Foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor.
Manifestou desde os dez anos uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos, entregava-se à oração, e os maus tratos que recebia dos companheiros foram a ocasião para se voltar com mais fervor para Jesus, fonte de toda consolação. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Possuía uma junta de boi que mais tarde vendeu para ajudar seus pais. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 anos, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles (eremita é alguém que vive em local isolado). Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações. Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade, sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Sem saber ler nem escrever, tinha, manifestamente, o dom da ciência infusa, acontecendo-lhe de dar respostas luminosas a mestres em Teologia que o vinham consultar. Sua vida tornou-se um exercício contínuo de todas as virtudes, e Deus lhe concedeu o dom de operar milagres. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade e com mais alegria suas atividades na cozinha do convento. Em 1589 caiu gravemente doente, e Deus lhe revelou que seu fim estava próximo. Na recepção dos últimos sacramentos experimentou como que um antegozo das alegrias celestes. Morreu docemente no dia 4 de abril. Foi canonizado em 1807, e normalmente em suas imagens traz o menino Jesus nos braços, que lhe foi colocado por Maria Santíssima, pela sua grande devoção, e pela suave doçura com a qual Jesus preencheu o seu coração. São Benedito foi chamado de "O Santo Mouro", por causa de sua cor negra. Sua festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.
Certamente é um dos santos mais populares no Brasil. É tido como o santo padroeiro dos cozinheiros e também dos trabalhadores rurais.

Membros do CPP – Conselho Pastoral Paroquial

Côn. Sebastião Camilo de Almeida

Pároco /Presidente CPP

Pe. Marcos Roberto da Silva