Santo Antônio

Padroeiro Santo Antônio de Pádua (Religioso)
Endereço:
Bairro: Santo Antônio da Ponte - Itajubá/MG

Santo Antônio (1190-1231)

Doutor da Igreja, glória da ordem franciscana e uma das grandes figuras da historia do catolicismo na idade média, como doutrinador e pregador. Nascido em Lisboa, iniciou muito novo a sua vida religiosa entre os cônegos regrantes de S. Vicente de Fora e depois, em Santa cruz de Coimbra, onde adquiriu a maior parte da sua excepcional formação. Em 1220, admitido na ordem Franciscana, partiu como missionário para Marrocos. Forçado a regressar devido a doença, o navio que o reconduzia a Lisboa foi desviado da rota por uma tempestade e levou para Itália, onde S. Francisco de Assis o incumbio de ensinar teologia e pregar fé nas áreas atingidas pela heresia albigense.
Assim se iniciou uma atividade apostólica de enorme amplitude, em que Santo António, além de ensinar nas escolas de Bolonha, de Tolosa e de Mompinher, foi incansável na pregação e no combate a heresia. Em 1226, o seu prestígio de teólogo e de orador fizeram dele o responsável pelo o governo da Ordem Franciscana na Lombardia. Morreu em Pádua onde mais tarde se ergueria em sua honra uma monumental basílica e ainda não passar um ano sobre a sua morte quando o papa Gregório IX o canonizou. Em 1946, o papa Pio XII Proclamou-o Doutor da Igreja. O seu culto, estimulado pela fama de inúmeros milagres, depressa se universalizou. Embora quase sempre com o nome de santo ANTÓNIO de Pádua, motivado pela a cidade em que morreu e em que ficou sepultado, santo António de Lisboa, nascido Fernando de Bulhões, é ainda sem dúvida a maior presença portuguesa no Mundo, considerado os milhões de crentes que o veneram em todas as comunidades católicas. Em portugal, ao culto litúrgico juntou-se um vivo culto popular sobretudo da fama dos milagres, mas que é uma constante da religiosidade nacional.

Antônio Egidio de Oliveira

Florival Rodrigues Ferreira Junior