Pastoral Litúrgica

A Equipe Paroquial de Animação Litúrgica articula a ação da Igreja que leva a comunidade a vivenciar e celebrar o Mistério Pascal de Cristo, despertando para a dimensão missionária-celebrativa. A
Pastoral Litúrgica coordena toda a liturgia da comunidade paroquial. Nela os cristãos, reunidos em comunidade, alimentados pela Palavra, expressam e fortificam a sua fé em Cristo, morto e ressuscitado, e reassumem o desafio de, na força do Espírito, fazer novas todas as coisas.
A celebração sempre reacende a Esperança na utopia do Reino e provoca a experiência do Deus-comunhão, entre homens e mulheres. A celebração é um diálogo de comunhão com Deus. É uma experiência comunitária viva e pessoal da nossa participação na vida trinitária.
A ação da equipe de liturgia é um ministério. As equipes nascem com a finalidade de promover a ação pastoral litúrgica em todos os níveis da Igreja.

MECE – MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Assim são chamadas as pessoas que são convidadas e  preparadas através de cursos para ajudar os sacerdotes. A função dos Ministros EXTRAORDINÁRIOS da Comunhão Eucarística é principalmente a de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa nas Paróquias. Também ajudam o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis. Por isso são chamados EXTRAORDINÁRIOS, pois os Ministros Ordinários, são aqueles que receberam o Sacramento da Ordem (Bispos, Presbíteros e Diáconos).

A missão dos ministros extraordinários da comunhão eucarística deve ser:

• Participação constante nas celebrações de toda comunidade;
  • Vida Eucarística na Igreja e na vida social;
  • União com Cristo pela palavra, leitura e reflexão da Palavra de Deus.

Também é função do ministro extraordinário da comunhão eucarística cuidar dos objetos sagrados como o sacrário, a âmbula, o altar, o cálice e alfaias. É preciso cuidar para que esteja perfeito e bom uso. Tudo com muito carinho, amor e respeito. O ministro extraordinário deve se preocupar em sempre usar trajes dignos de sua missão, de fazer uma breve adoração ao chegar ao altar, fazer genuflexão ao abrir e fechar o sacrário. Os ministros extraordinários da comunhão eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração.
O padroeiro dos ministros extraordinários da comunhão eucarística é São Tarcísio, celebrado a 15 de agosto. Sua figura e história tão comovente desperta em nós o devoto acolhimento do augusto mistério do Cristo presente entre nós na Eucaristia.