Acompanhe aqui sua vela virtual acesa durante o período de 7 dias com sua intenção.

confira
Pastoral Catequética

É uma ação evangelizadora que acompanha a vida dos cristãos em todas as suas etapas da formação da fé, sobretudo enraizada na Palavra de Deus e na vida da comunidade, promovendo sempre o crescimento pessoal e sistemático das orientações da Igreja, despertando a vivência da dimensão missionária. A sua missão é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária.
"A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (Catecismo da Igreja católica – CIC 5). 
"Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização" (Diretório Geral para a Catequese – DGC 64). 
Como processo permanente de educação da fé, visa o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação. 

Conteúdo da Catequese
A Catequese sistemática proporcionará aos catequizandos o acesso gradual, progressivo, sistemático e integrado dos conteúdos da mensagem cristã. 
A Palavra de Deus é o livro da Catequese por excelência, "transmitida na Tradição e na Escritura, porque a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constitui um só depósito inviolável da Palavra de Deus confiada à Igreja" (Catechesi tradendae: “Sobre a catequese no nosso tempo” – CT 27). O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo (Dei Verbum – DV 10). 
Será uma Catequese cristocêntrica, isto é, centrada na pessoa de Jesus Cristo, "Filho Único do Pai, cheio de graça e de verdade" (CT 5), que conduz a um cristocentrismo Trinitário, confessando a fé em Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (cf. DGC 29). 
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). 
Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam somente na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catequese". 
A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

Comunidades
PASTORAIS
Calendário e Anuário

Vela Virtual


Nome:
Cidade:
Estado:
E-mail:
Sua Intenção:
 

Agradecemos sua intenção, Deus seja louvado.

Horários de Missas na Paróquia e
Comunidades

Matriz: Segunda: 18h30. Quarta, Sexta e Sábado: 19h

e Domingo: 7h, 10h, 17h e 19h30

Santa Teresinha: Domingo às 8h 
Santa Rosa de Lima : Domingo às 9 horas e terça às 19h30
São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima: Sábado às 19h
Santa Rita de Cássia: Domingo às 19h

Dízimo

Participe da Campanha da Paróquia São Benedito com sua doação.

  • Seja nosso dizimista. Faça aqui o seu cadastro!

  • Artigos Religiosos

    Adquira nossos artigos da Paróquia São Benedito

  • Saiba mais
  • Links









    Redes Sociais