Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:

• Participação vital no Mistério Eucarístico.
  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo.
  • Preocupação de sentir com a Igreja.
  • Assídua oração apostólica.
  • Amor e devoção a Nossa Senhora.

O mês de junho é dedicado ao sagrado Coração de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo seu Coração.
O Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Vals perto de Le Puy, os estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares indóceis, crescia neles o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo, inspirado pelo Espírito Santo Pe. Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia, oferecer seus trabalhos e estudos sacrifícios e suas alegrias, ofereciam tudo, em espírito apostólico, assim nasceu o Apostolado da Oração.
No Brasil o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado 30 de junho de 1867, no Recife na Igreja da Santa Cruz. Seu primeiro diretor  Pe. Bento Schembri, jesuíta, Pe. Bartolomeu Taddei foi o 1º secretario nacional no Brasil que defendeu a espiritualidade do Coração de Jesus em todo o País.
Em Londrina iniciou em 19 de junho de 1936 na paróquia Sagrado Coração de Jesus, hoje Catedral e na paróquia Coração de Maria dia 29 de outubro de 1961.

Os Compromissos do Apostolado da Oração:
Os compromissos do Apostolado da Oração é rezar todos os dias, o oferecimento do dia pelas intenções da Igreja que o Santo Padre, o Papa, nos propõe no bilhete mensal;  reza do terço por essas intenções ou uma dezena; fazer a entronização da imagem do Coração de Jesus e a consagração às famílias, primeiro nas casas dos membros que já pertencem ao Apostolado da Oração, depois os que pretendem pertencer, empresas e escolas, etc...
Para esta pertença é preciso um tempo de preparação e de conhecimento para que a pessoa saiba e tome consciência do que esta assumindo. Esta pertença é para sempre. No dia de nossa consagração ao Sagrado coração de Jesus, recebemos indulgências, para isso é necessária confissão, comunhão, uma oração na intenção do papa e exclusão de todo apego ao pecado.
A indulgência pode ser plenária ou parcial. Para recebermos esta indulgência é necessário que estejamos em estado de graça.
Os membros do AO neste dia também recebem a fita, que é o sinal do sagrado coração, a cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós, a medalha tem o Sagrado Coração de Jesus de um lado e do outro Coração de Maria é para nos lembrar que temos uma Mãe que nos abençoa. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado venha a nós o vosso Reino isso para lembrar a todo instante que estamos buscando esse Reino. Por isso, temos que usar a fita não como enfeite nem só para mostrar a que grupo pertencemos, mas, sim honrá-la como um sinal do amor de Cristo por nós e o nosso por ele. O dever do ou da Apóstolo (a) é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão, caminhar juntos, para servir melhor; ter paciência com as pessoas principalmente com idosos e doentes. Ser Apóstolo (a) do coração de Jesus é o jeito de ser Igreja, estar em união com o papa, com nossos bispos e sacerdotes que são autoridade na Igreja. Deve-se evitar o máximo criar conflitos e confusão na comunidade. Os membros do Apostolado da Oração têm dever de estar inserido nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com a oração sejam o alicerce.
Todos os grupos precisam de oração para caminhar certo. E esta presença é também um meio de estar divulgando o Sagrado Coração de Jesus e espalhando o seu amor a todos e exercendo o ministério sacerdotal universal que recebemos em nosso batismo.

Primeiras Sextas-Feiras:
A prática das Primeiras Sextas-Feiras tem sido promovida especialmente pelos membros do Apostolado da Oração: Adoração ao Santíssimo Sacramento, rezando pelos Sacerdotes Ordenados e Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus.
Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas tratando-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja aceita-a e recomenda-a como sinal do nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja católica, ligada as doze promessas.